sábado, 31 de março de 2018

TEMA 6: Sigla SSC (São/Seguro/Consensual) ainda rege BDSM, ou se encontra desatualizada?


Qual sigla mais se adéqua a vc ?

DOM RAFA:
Será que devemos nos reger por estas siglas?
R: Sim, pois aí está a segurança em todas as práticas, nunca fazer o que não foi acordado nem conversado
Será que o BDSM realmente é SSC?
R:  São, certamente; Seguro, às vezes, nem tanto; Consensual, sempre.
Com a evolução do BDSM será que SSC já não estará desatualizado?
R: Não, as coisas são adaptadas, mas o conceito continua válido.
Qual as siglas que mais se adéquam à vc ?
R: RACK, sigla q significa: Risk Aware Consensual Kink, traduzindo literamente: Perversão Consensual com Riscos Conhecidos. Tomando como base a definição encontrada na Wipikedia, versão inglês, vamos esclarecer o que significa cada um deles:
·                    Risk-Aware (determinação/consciência de riscos): Ambos, ou todos os parceiros, estão bem informados dos riscos envolvidos na atividade proposta.
·                    Consensual: Conhecidos os riscos, os parceiros, de espontânea vontade, oferecem consenso preliminar para realização da atividade.
·                    Kink:(perversão) Atividade classificada como sexo alternativo.

DOM LA:
Eu não concordo. SSC diz 100% São,100% Seguro e 100% Consensual. Nem na vida quotidiana somos 100% Sãos, tão pouco estamos 100% Seguros em nossas decisões. A sigla está desatualizada SIM. Muitos a utilizam para chegar onde querem, pois Pissing não é Seguro, CBT não é Seguro, Eletro não é Seguro, Poneyplay/Dogplay não são Seguras. Em termos rigorosos, nenhuma prática é segura o suficiente para garantir utilização da SIGLA, nem mesmo no mundo baunilha. Acho que a mais atualizada e que mais se aproxima ao SSC é o RACK, como Rafael esclareceu.

MARCI:
Confiança é o alicerce de qqer sã relação no BDSM... requisito sine qua non para q eu me deixe amarrar/amordaçar/vendar... e torturar; confiando, NÃO SÓ q, caso algo aconteça o Dom saberá o q fazer.... mais do que isto....  confiando q nada acontecerá.
Li isso aí na literatura BDSM outro dia... e curti, apesar de saber q nem sempre é assim... Li tb outro trecho q recomendava, insistentemente, SABER SEMPRE ONDE FICA A PORTA e como fazer para abrí-la...

HOMURA:
Acho imprescindível o SSC. Na verdade, até já tive de sair fugido da casa de um cara uma vez. Por isso acabo ficando meio receoso, por vezes.
Ele não queria respeitar os limites e chegou a começar a bater pra valer na minha cara.  Como era daqueles bombadões de academia não tinha força suficiente pra me defender e tive de sair correndo.

MARCI:
Top ou bottom o q comanda é a natureza do DESEJO de cada um... e por conseguinte, de Seu PRAZER. Entre D/S... no jogo de satisfazer o OUTRO para colmar a SI próprio, no Jogo de espelhos de Bdsm. Em termos rigorosos, a sexualidade não convencional bdsm, apesar de suas regras e bases de segurança, desborda confins do SSC... inclusive com acidentes graves e fatais em práticas extremas, como sufocamento e fisting. A sigla Rack (consciência consensual do risco na prática perversa) foi formulada para abraçar de novo em Bdsm o transbordar de confins da Sanidade e Segurança, apelando para o princípio da “liberdade de consciência e ação” de cada um. Acho justo que se mantenham AMBOS os parâmetros (SSC e RACK), de forma que o mais ousado e o mais retraído, todos estarão sob o manto de Bdsm. A SIGLA SSC é limitada, mas continua válida. Mantém seu limite restrito de validade... quem quiser ampliar o limite... lance mão de RACK. Em epistemologia ou doutrina da ciência se diz que Einstein superou Newton.... mas Newton mantém sua validade, dentro de um limite circunscrito no universo maior da Nova Física q o superou... São sistemas válidos para realidades limitadas. Regiões limitadas do Saber q sempre evolui e sempre se supera.

DOM LA:
Nem mesmo o ambiente doméstico é 100 % seguro. Imagine vc lavar a louça e se corta, lá se foi a segurança. Aliás, O ambiente doméstico é onde mais ocorrem acidentes...

MARCI:
Acho fundamental q exista esta declaração de princípio ou de intenção que guie as práticas. Mesmo se: Shit happens!!!! Tirando isso, realmente vira circo de horrores !!!!! É como no caso dos acidentes domésticos. Estatísticas denunciam altíssima ocorrência, mas ninguém pensa, por isso, em declarar residências privadas como ambientes não seguros. É necessário bom senso para perceber q acidentes acorrem em todos os campos de nossas vidas, mas necessitamos de parâmetros de conduta, sobretudo no q concerne sexualidade alternativa e desviante como a nossa.
Por isso defendo a dobradinha: SSC + RACK. Como Newton + Einstein.

LORDE NIKO
Vejo SSC de um outro ângulo. Acredito que a sigla não abrange todos, não é uma regra pra todos, mas é particular de cada um, inclusive Dominantes, até nós temos nosso SSC, algo que não conseguimos fazer por não nos causar prazer.
Se atribuímos SCC a risca ao BDSM, não praticaremos nada, todas as práticas em certo ponto perdem a segurança, como o Dom LA colocou, concordo com ele.
A um tempo um dos participantes do grupo comentou a respeito do seu gosto por Ballbusting, postou fotos de até 3 caras pisando em seu saco, a dor intensa o fazia gozar...  E foi questionado a respeito do nível de prática dele, que poderia causar problemas, esterilidade, até a perda das bolas. Disse que tinha consciência do risco, sabia de tudo, mas aquela era sua forma de alcançar o prazer. O SSC dele é diferente de quem está começando agora no Ballbusting.
A sigla significa São Seguro e Consensual... Mas se for Consensual, nem o São nem o Seguro impedem vc de atingir o seu prazer.

DOM LA:
Exatamente por isso a sigla Rack se aproxima mais da realidade porque diz que os riscos são de conhecimento mútuo. Não deixa de ser seguro, porém todos sabem os riscos que estão a correr.

LORDE NIKO:
O que divide é a falta de compreensão de limites, um dos outros... SSC apenas permite uma relação saudável entre os desejos de um com os desejos do outro. O erro é achar que seus limites (me refiro aos subs) são universais.

MARCI:
Exato. Limites são sempre pessoais, e como tal, devem ser respeitados. Está a cargo do Dom e do próprio Sub tornar tais limites flexíveis. A sigla RACK veio, sucessivamente, confirmar a possibilidade do desbordamento... reabraçando no bdsm o risco extremo, desde que exista CONSCIÊNCIA CONSENSUAL. Parece que repetimos aquilo no q já havíamos concordado. SSC foi superada por RACK. Uma é parcial, outra é mais geral. funcionam bem juntas...

DOM LA:
 Exato. Só que se eu disser ao Sub que não me vejo por SSC, é sim por Rack, ele automaticamente vai me deixar de falar, por falta desse conhecimento.

Lord NIKO:
Eu vejo o SSC mais do que o RACK... Acho o RACK mais último caso, quando o acidente acontece e é aceitável por que o sub assumiu o risco e quis seguir.

MARCI:
Como o alargamento do Ku q deseje ser fistado. Com calma, flexibilizando limites, entre Dom e Sub, UNIDOS na prática,  um dia chega lá... até desabrochar a Rosebud !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário