Mr. Leather de Leather Big Wolf


Mr. Leather   
de Leather Big Wolf

Inicialmente, gostaria de abrir este artigo com uma ressalva, repetida várias vezes durante o texto, pois já posso sentir todo o estardalhaço das pessoas que amam este concurso, dizendo “Uhuuu... você está com ciúmes. Uhuuu você está julgando. Uhuuu desmancha prazeres”, ou seja lá o que for. Não quero ser malvado e nem conheço pessoalmente a maioria daqueles que possuem o título atualmente, nem os organizadores dos Clubes. Apesar de conhecer muitos ex Mr. Leathers e muitos Leathermen da Velha Guarda. Tenho portanto, algo a dizer sobre toda essa situação. Logo, eis aqui a ressalva.
Aquilo que vou dizer e o que estou dizendo, não significa de forma alguma um insulto, nem alguma forma de julgamento contra as pessoas que competem, competiram ou que possuem atualmente o título de Mr. Leather. Não tenho absolutamente nada contra vocês. Não é nada pessoal.
Então o que é, Mr. Leather, Mr. Leather Europe, International Mr. Leather.... ? Bem, muito simples, trata-se de um concurso. Por definição, concurso significa competir por um prêmio ou um reconhecimento, e reconhecimento como “Titular” de alguma coisa. Logo, gostaria que meupost girasse em torno de “O que é este alguma coisa”. Antes de anotar meus pensamentos, andei pesquisando na web, para encontrar informação mais segura sobre as primeiras edições deste concurso e sobre como tenha evoluido até o formato que todos conhecemos agora. Não tive sorte, pois encontrei muitos detalhes sobre os leathermen, mas quase nada sobre os critérios de premiação. Mais uma vez, trata-se de encontrar o PORQUÊ, por detrás do O QUÊ. Então, uns meses atrás, bebi umas cervejas com um ex Mr. Leather bávaro que confirmou a sensação que eu tinha sobre a razão deste título (ou, ao menos, sobre qual deveria ser sua razão). Ambos concordamos que deveria ser algo em torno de um certo nível de ativismo para a comunidade, que tentarei resumir a seguir:
1)      Representar toda a Comunidade Internacional, ou aquela de um Continente ou a de seu País.
2)      Ser um modelo de valores e ideias desta Comunidade, seja para seus pares, seja para pessoas de fora.
3)      Difundir a cultura BDSM e Leather, evitando que seja esquecida e empoderando-a na cultura da atualidade.
4)      Empoderar e proteger jovens gays, ensinando-lhes nossos valores e protocolos, tentando guiar cada um deles em direção ao seu caminho.
5)      Ter uma agenda pessoal para apresentar, sobre COMO deseja alcançar tais objetivos.
Logo, portar este importante título tem muito mais a ver com o modo no qual podemos ser melhores, para nós mesmos, para a Comunidade e para a difusão da cultura Leather e BDSM. Não é segredo algum de que a partir dos anos 70’ aos 80’, aos 90’ e até hoje, tal cultura tem decaído bastante. Como antes do surto de HIV/Aids e de seu dramático, trágico e sempre crescente número de vítimas, quando esta Comunidade estava por alcançar sua idade do ouro. Após aqueles anos tremendos, dos quais falo com enorme senso de respeito e dor (não vivi aquele período, certo, mas todos meus amigos e pessoas caras viveram... e felizmente para mim, tenho senso de compaixão), as Comunidades Leather e BDSM que foram vastamente dizimadas começaram a sucumbir. Logo, a necessidade de alguém em posse de um Título, alguém que possa reviver nossa Cultura, mostrando a todos como ela ainda é atual, já que sua própria natureza está conectada à natureza humana numa ligação permanente, é mais forte que nunca.  
Vamos agora deixar o foco sobre os atuais Mr. Leathers, para darmos um passo adiante na hierarquia de isso como funciona: CLUBS.
Club Leathers (como associações e sociedades, não simplesmente ser assíduo da  night, como “clubbing”) se disseminaram por toda parte. Todos referindo-se na Europa à ECMC (European Confederation of Motorcycle Clubs). Então, qual o propósito de todos estes clubs e de seus principais organizadores? (na maior parte dos casos existe mais de um em um único País, ou mesmo um para cada região) Bem, como afirmei num artigo anterior, quando viver sob um certo código de conduta, sob certos valores,estava começando a surgir e se alastrar pelo mundo, após a Segunda Guerra mundial, coordenação, proteção e um sentido de união eram fortemente necessários. As pessoas estavam realmente lutando por seus direitos (onde lutando, envolve morrendo, sofrendo, perdendo empregos, perdendo famílias, perdendo amigos, arriscando a serem agredidas só por vestirem roupas de couro, ou mesmo ao pensar em olhar para outro homem num modo peculiar) e, criar grupos fortes, com liderança direcionada ao modo de atuação, onde reunir todos juntos, etc... era realmente uma necessidade.

Mas o que sobrou disto hoje? É verdade, presenciei somente 10 ou 12 encontros Leather / reuniões BDSM, logo, não sou nenhum expert. Porém, converso com experts, e todos parecem confirmar, na maior parte dos casos, o sentimento que me vem. Hoje, a luta não está sendo conduzida com a paixão necessária, nem mesmo onde esteja, ao menos, sendo conduzida. O que fazem realmente certos clubs, ao menos no conhecimento do público em geral? Organizam festas.

Ora, exatamente, para que servem essas festas à nossa comunidade? Oh Lord, please, don’t let me be misunderstood...[1] . Adoro festasE festejo muito. Não uso drogas já que realmente não sinto necessidade (e penso também que um Dom deveria estar sempre tão sóbrio quanto possível), mas adoro divertir-me. Logo, gente, não se trata de um post puritano, contrário a festas. ABSOLUTAMENTE. Gosto de divertir-me, como todos nós gostamos. Penso também que festejar seja bom pro espírito e bom pra dizer a homofóbicos que se fodam em suas pequenas vidas frustradas.

Mas, de novo, não podemos festejar somente. Existe um mundo brutal e horrível lá fora e, em muitos, muitos, muitos Países, só dizer que você é homossexual te conduz à prisão, senão pra debaixo da terra (*tosses*... Chechenya, alguém?). Então, porque tudo o que parece nos preocupar é festejar? Bem, claro porque festa gera entrada de dinheiro para os clubes e para oshosts, e sobretudo, festa significa patrocínio. A comercialização de tudo (leia-se capitalismo) acertou bem nossa comunidade, e tudo com o que parecemos nos preocupar é ter uma nova peça de Couro, o Couro mais caro, ou mesmo, em outros casos, o barato. O importante é manter a aparência. Alcançar o look de Londres. Alcançar o look Folsom.  

Deste modo, numa espiral sem fim, iniciamos algo realmente bom (onde, na verdade, patrocinadores e a oportunidade de comprar couro facilmente, foram também coisas boas), e como se tivéssemos perdido completamente o objetivo de nossas ações,  ficamos emaranhados dentro da única coisa que parece contar: fuder, festejar, comprar, se drogar. Apesar de acreditar que meu leitor compartilhe a ideia de que isso não signifique ser um Leatherman, e de que isto não represente uma comunidade. Para mim, isto é homofobia interiorizada, é comportar-se como a sociedade deseja que sejamos: meros atos sexuais que caminham. Mas somos muito mais do que isso. E precisamos fazer algo a respeito disso. Sim. Sei que a maioria dos Clubs doam parte do lucro a muitas boas associações, tentando combater difusão de HIV e outras DST.s, ajudando idosos gays, e muitas outras boas causas. É o suficiente? Na minha opinião, não. Este é obviamente um bom modo de utilizar os lucros. Por favor, façam mais disso. Pegue meu dinheiro, certamente. Mas há muito mais a ser feito a nível de compreensão do valor de cada individuo como um ser humano que é parte de uma comunidade.

O que me ensinaram sobre tudo isso

Fui criado com a lição de que viver segundo protocolo e valores da Velha Guarda era algo do qual estar profundamente orgulhoso. Cresci desenvolvendo uma imagem de mim mesmo e do Homem que desejo me tornar que é estreitamente coligada a um forte sentido moral, ético e protocolar:
·        Encontre o Orgulho de ser você mesmo, sem ter medo de ser julgado por outros
·        Respeite outros
·        Empodere seus diversos fetiches e aqueles de outras pessoas, não fique preso à sua zona de conforto: aprenda mais.
·        Não julgue um livro pela capa
·        Não fofoque
·        Cuide de seus irmãos e sempre ofereça ajuda à Comunidade
·        Esteja em primeira linha ao defender seu povo dos homofóbicos e de qualquer outro comportamento abusivo
·        Tenha senso de hierarquia e respeite Idosos.
·        Não se vanglorie, nem exiba status econômico, social ou títulos.
·        Seja humano e gentil
·        Não estigmatize outros por comportamentos ou papéis sexuais considerados promíscuos, nem seja abusivo, não importa em que situação.
·        Acolha a masculinidade. Abrace-a, assim como se acolhe associações sem definição de gênero, feminilidade, ou qualquer outra espécie de natureza humana
·        Use seu uniforme como uma declaração de seu orgulho por viver segundo tais regras.
Os itens acima não estão escritos na rocha, é um sumario dos Valores que me foram ensinados por meu Mentor. Não afirmo que devam ser os únicos, no sentido ético, de um Leatherman. Mas, estarão ao menos estes conceitos esculpidos em quem carrega o Título? Deveriam estar? Você sente, no fundo de teus culhões e de teu coração, possuir o papel de Modelo e líder ou, ao menos, representar a nós todos como uma Comunidade? Qual seu plano, sua agenda?
Agora, saltando do outro lado da pista, alguns dos amigos pelos quais tenho grande respeito (Sir Ernie e Sir John, por ex.), me disseram muitas vezes: “Então, você deveria concorrer para Mr. Leather Italy”. Eu sempre respondia “Diabos não, não devo”. Interrogaram-me sobre o porque. Quem me conhece sabe que não gosto de humildade falsa e barata. Não caço cumprimentos. Sempre digo o que penso, o que sempre faz as pessoas pensarem que sou cheio de mim mesmo e arrogante. Longe de ser perfeito, trabalho sobre mim mesmo e talvez eu seja sim, um pouco arrogante. Mas estou simplesmente tentando ser honesto. Minha resposta foi:
“De um ponto de vista idealístico, ou seja, presumindo que esse tipo de concurso tivesse pra mim um bom significado, seria porque sou muito jovem. Simples e evidente. Pode-se dizer que sou um bom e autêntico Leatherman, mas parte de minha tentativa de ser assim, deve-se ao fato de conhecer meus limites, de ter respeito pelos Irmãos Idosos e saber qual meu lugar. Tenho 27 anos e deus me proíba de ver um Mr. Leather de 27 anos carregando um Título. Isto realmente provaria que estou certo, no que diz respeito à segunda razão do porque não desejo concorrer ao título. Esta segunda razão é dura, fria e grave... portanto, é melhor que vocês recolham suas pérolas porque estou indo pra lá. A razão é porque acho que posso vencer. E porque acho que posso vencer? Será porque tenho uma boa agenda? Será porque dou às pessoas a sensação de poder desempenhar o papel de Modelo, em qualquer modo, e poder ser um verdadeiro Leatherman? Nada disso. È porque fico um tesão vestindo couro. E isso me faz machucar lá dentro, mas quase sempre se vence porque se é sexy (hot), e também por agendas políticas dentro da rede de Clubs Leather”.    
Percebem, a falta do PORQUE por trás do O QUE, torna o O QUE mais necessário, e portanto existe um crescendo de atenção dirigida a isto. Logo, um Leatherman que parece ter saído direto dos desenhos de Tom of Finland terá mais chance de vencer. Clubes precisam de dinheiro. Em tal forma, precisam que a comunidade venha assistir à competição, que vá online e gere tráfego em seus websites e, deste modo, vendam mais publicidade. Precisam de um cara gostoso. Não digo que eu seja um deles, mas geralmente me dizem que sim. E não tenho o menor interesse em representar isso para minha comunidade.
Nova ressalva: Aquilo que vou dizer e o que estou dizendo, não significa de forma alguma um insulto, nem alguma forma de julgamento contra as pessoas que competem, competiram ou que possuem atualmente o título de Mr. Leather. Não tenho absolutamente nada contra vocês. Não é nada pessoal.

Logo, antes de escrever este artigo andei conversando com pequeno grupo de Titulares do Mr. Leatherman. Vou manter em privado suas identidades, mas me refiro aos Mr. Leathermen, presente ou passado, Polônia, Baviera, Itália, Europa e aos organizadores do IML (International Mr. Leatherman). Andei conversando com eles porque, mesmo se este blog trata minhas visões pessoais, não quero falar sem antes estar bem informado. Então, quis informação de pessoas que realmente tivessem vivido a experiência de um ano inteiro como Titulares do Mr. Leatherman. Deixando de lado um deles, cuja resposta para todas minhas interrogações foi “Olhe, me inscrevi no concurso porque estava bêbado e doido, não dou a mínima pra esse título e espero concluir logo meu ano”. O resumo que tiro disso é o seguinte:
·        Existe uma grande carência de coordenação entre os Clubs na Europa. O item mais crítico evidenciado é que, no final do dia, cada Club, ou por melhor dizer, cada País, faz o que desejar. Existem lutas políticas e financeiras acontecendo entre Clubs, nos diferentes Países, com todo o possível drama político que se possa imaginar. Logo, falar sobre comunidade e valor do Título de Mr. Leather per se, é errado. Alguns Países tentam fazer seu melhor com muito ativismo e conteúdo, enquanto outros promovem simplesmente festas, tentando fazer dinheiro.
·        A maioria deles concorda que atualmente o Mr. Leatherman é escolhido simplesmente porque é gostoso e possui muitos amigos nos lugares certos; mas não muitos dentre eles pensam que isto reflita uma situação nova (bem, sendo assim, nada de novo sob o sol. Política é a mesma coisa dentro da subcultura gay, já que vivemos num macrocosmo geopolítico).
·        A Alemanha parece ser uma das comunidades líderes e não porque, como o povo italiano diz: “Ah, eles tem Berlin, eles tem Hamburg, eles tem os melhores Clubs, eles podem andar pelas cidades vestidos em couro, sem serem assediados, mas sim porque tem muitos circuitos e programas que dão a jovens gays um lugar onde estar e tentam instruí-los sobre o mundo daperversão (kinky) e sua natureza.
·        Existe uma hierarquia política que parece impossível transgredir. O que significa que você pode ter os melhores planos em sua mente sobre como desenvolver sua agenda, mas logo, os mesmosClubs que te deram o título não querem que você faça confusão e barulho. Deve se comportar como uma popstar, mostrando-se nos lugares certos, vestido com os acessórios corretos e esperar pelo término de seu ano.
Aprendi também que, enquanto alguns Clubs dão o Título ao Titular num modo “old fashion”, significando que a pessoa se inscreve na competição, o formulário é examinado por uma comissão e então, o Juri (composto por ex Titulares) votará. Outros farão algo muito mais divertido, interessante e honrado; tal como a eleição de Mr. Leather Espanha, que parece fundar-se num sistema de votação baseado no facebook, que entregará o título ao cara que literalmente obtiver mais seguidores, curtidas ou elogios, entre outros homens com bastante tesão. EDIT: Soube que a votação online totalizou somente 1/5 no sistema de votos. De qualquer modo, há algo errado em estar com tesão? Diabos, não. Existe algo errado em fazer pessoas aleatórias elegerem um Titular que deverá falar por uma comunidade/País inteiro? Talvez sim?
E depois, aprendi também mais alguma coisa, existem ao mesmo modo, muitos outros concursos, como Mr. Rubber, Mr. XXX, Mr. Fetish, Mr. Puppy... etc. . Portanto, talvez tenha errado tudo? Talvez tenha começado com algo a propósito da Comunidade Leather, tornando-se legitimamente algo mais amplo, como um Título, em todas as comunidades Fetish. Mas, de novo, o que representa este Título? É o que tento compreender. Talvez seja diferente para cada indivíduo?
Em tal modo, este artigo esteve na caldeira por longo período. Tive receio de publicá-lo, ou não, por mais de um ano, e a razão é muito simples: não queria que soasse como um julgamento agressivo deliberado contra a Comunidade. E dada a situação, é difícil que não soe desta maneira. Mas a verdadeira razão detrás deste artigo é a seguinte: espero que gere discussão. Espero receber comentários de Titulares ou ex Titulares, de diretores de Clubs Leather que desejarem me esclarecer sobre informações que eu mesmo não tenha encontrado online, nem com os colegas de conversa. Então, por favor, compartilhem seus comentários comigo, porque no final do dia, o que procuro é um pouco de luz e esperança. Não sou seu inimigo, não sou seu juiz, sou simplesmente um jovem membro desta Comunidade que sente que podemos todos fazer mais, mas podemos fazer melhor se fizermos juntos.
EDIT:
Um dos comentários na página do facebook me lembrou ter esquecido uma de minhas visões pessoais sobre a questão que é a seguinte: grande parte do problema aqui, em minha análise pessoal não vai contra os Titulares pessoalmente, mas sim contra os Clubs que deveriam regulamentar e dirigir o inteiro sistema. Porém, ao mesmo tempo, estou levantando uma questão sobre comprometimento e valores, que trás inevitavelmente o foco de volta aos Titulares. Então, talvez o ponto seja: necessitamos realmente de Modelos para este papel (de Leatherman. NT)? Deixem que me explique melhor.
Poderia ser que a confortável tendência de deixar todo o trabalho em mãos aos Modelos para o papel de Leatherman seja também parte do problema? Acredito que revoluções, especialmente hoje em dia, quando vivemos numa sociedade fortemente auto referenciada e individualista, deveriam iniciar do microcosmo e não diretamente do macrocosmo. A Historia nos mostra isto, mesmo em modos tristes e aterrorizantes. Acredito que do mesmo modo como celebramos o Orgulho Gay durante o CSD (Christopher Street Day. NT), deveríamos trazer o Orgulho Gay e a luta pelos direitos humanos para os 364 dias do ano, reservando o CSD para celebração, divertimento e alegria, sem dedicá-lo como “o dia em que lutamos por nossos direitos”, como os críticos da parada gostam de dizer. Temos que iniciar microrevoluções em nossos microcosmos, todo dia, fazendo o melhor que pudermos, com nossos meios e possibilidades, para mudar a sociedade por dentro; ficar parado esperando, comentando como as coisas não mudam, não vai ajudar a mudá-las.
Logo, mandando de volta ao tópico principal, isto pode ser algo que o atual e futuro Titular deva refletir. Talvez seja certo que nem tudo esteja em suas mãos. Mas você deveria inspirar outros, inflamar a confiança deles em você enquanto modelo deste papel, não como universal solucionador de problemas, mas como porto seguro onde encontrar direção, ajuda e guia para dar inicio a essas micro revoluções. Talvez um Titular deva começar a semear este tipo de conceito, fazendo com que todos dentro da comunidade se sintam importantes, assim como são, e não somente como expectadores de um carnaval excitante que talvez, ao final do dia, possamos sempre desfrutar em nossos sonhos úmidos. Ou nos andares dos melhoresLeatherclubs
EDIT 2: 19/08/2017
Hoje a Revista Rolling Stones publicou este artigo sobre o concurso Mr. Leather International. Cito uma linha do próprio artigo. Cedam pessoal porque agora saiu, solto a céu aberto, e não mais no blog e website pessoal de LeatherBigWolf. Está na porra da Revista Rolling Sones. Isto é básica e oficialmente o que IML (International Mr. Leatherman) e o vencedor significam agora para as Comunidades externas:
Um leatherman
será
coroado Mr.
International
Leather por seu
apelo num
jockstrap.

Agora, não é meu lugar para dizer se isto é certo, errado, completo ou incompleto como opinião ou reportagem. Mesmo assim está lá fora.
Ainda estamos certos de estar fazendo tudo no modo e na direção certa?

                                            *    *    *

(de: LeatherBigWolf / In: www.hausmeingott.com  /  Tradução do inglês: marci)



[1] Oh Sr., não deixe que eu seja mal entendido…. Canção de The Animals. NT

Nenhum comentário:

Postar um comentário